Se por um lado, a falta de instalações desportivas, ou na sua existência, uma incorreta utilização das mesmas é considerada, em termos gerais, como um dos fatores justificativos do atraso no setor desportivo de qualquer País, uma rede de instalações desportivas com uma dimensão e características consideráveis, exigirá dos seus responsáveis uma visão cuidada que equacione, de uma forma integrada, a gestão, utilização, animação e manutenção de todas estas importantes infraestruturas.
Importa considerar que o desporto assumiu uma nova importância e a prática das atividades físico-desportivas, desde o jogo até ao desporto de alto rendimento passando pelas atividades recreativas e de manutenção, é uma necessidade claramente atual.
O investimento inicial efetuado na construção de infraestruturas desportivas de diferentes níveis (do equipamento desportivo de proximidade aos grandes complexos desportivos) exige que se equacionem custos, modelo de gestão, planos de animação das mesmas, e plano de manutenção dos equipamentos.
Assim se procederá a uma correta gestão destes investimentos que devem, nas melhores condições, proporcionar aos utentes um serviço de qualidade adequado à sua tipologia e funções.
Um modelo de gestão adequadamente implementado rentabilizará e permitirá o adequado funcionamento das instalações desportivas, direcionando-se para a qualidade que se pretenderá oferecer aos utilizadores, otimizando processos de gestão, funcionamento e animação do espaço.
Os adequados procedimentos de gestão serão fundamentais para otimizarmos as oportunidades e mais-valias da organização e reduzirmos as pressões e dificuldades inerentes. Importa assim que a gestão de uma instalação desportiva conceba um plano de ação adequado às caraterísticas da mesma e aos objetivos que a entidade proprietária lhe define.
A formação de recursos humanos que garantam o correto funcionamento das instalações desportivas será sempre uma mais-valia e simultaneamente uma garantia de sucesso no funcionamento destas estruturas físicas, que sem uma adequada estrutura humana, serão inócuas e estarão votadas ao abandono.






