Cont. - Higiene e segurança no trabalho (2)
Trabalho em locais de grande altitude
As quedas em altura constituem a causa mais comum de lesões e mortes na indústria da construção. As causas incluem: trabalho em andaimes ou plataformas que não estão equipados com guardas de segurança, ou sem que o trabalhador tenha um arnês de segurança corretamente colocado; telhados frágeis; e escadas que não são adequadamente apoiadas, posicionadas e fixadas.
Todo o processo de construção deverá ser planeado de forma a minimizar o risco de ocorrência de quedas. Durante a fase de conceção do projeto pode planear-se a existência de meios de proteção contra quedas. É possível reduzir os riscos através da utilização de guardas de segurança feitas à medida ou, por último e caso o risco continue a existir, utilizando o arnês de segurança.
Trabalho em escavações
Antes de dar início a qualquer trabalho de escavação é necessário ter em consideração todos os perigos potenciais – incluindo o desmoronamento das valas, a queda de pessoas e veículos nas escavações e a destruição de estruturas existentes nas proximidades. Em seguida, devem ser implementadas as medidas preventivas adequadas. Deve proceder-se à localização e à sinalização de todos os trabalhos subterrâneos, devendo ser tomadas todas as precauções necessárias para os evitar; é necessário assegurar que todos os materiais adequados para escorar as escavações estão disponíveis no local; deve também assegurar- se que existe um método seguro para colocar e remover o material de escoramento. Deve decidir-se qual o equipamento de manuseamento de material que será necessário e adequado. É necessário assegurar que o equipamento é entregue atempadamente e que o estaleiro de construção está preparado para o receber.
É necessário efetuar inspeções diárias de forma a assegurar que as medidas preventivas necessárias continuam a ser implementadas:
- Existem acessos seguros de entrada na escavação e de saída da mesma?
- Existem barreiras para impedir a queda de pessoas nas escavações?
- Mantêm-se os materiais, os resíduos e o equipamento do estaleiro bem afastados dos bordos da escavação?
Movimentação de cargas
É necessário efetuar um planeamento que permita minimizar a movimentação dos materiais e que assegure um manuseamento seguro dos mesmos. Deverá assegurar-se que o equipamento é montado e utilizado por pessoal que tenha formação e experiência.
O equipamento deve ser regularmente inspecionado, testado e examinado por pessoal competente.
É necessário coordenar as atividades no estaleiro de construção – por exemplo: não permitir que os trabalhadores que estão envolvidos em operações de elevação ponham os outros em perigo ou vice-versa. Nos casos em que não seja possível evitar a movimentação manual, deverão ser organizadas tarefas que limitem o número de movimentações físicas e a distância percorrida para realizar as mesmas. Os trabalhadores deverão receber formação sobre como evitar os riscos e sobre quais as técnicas que devem utilizar.
“Limpeza” geral e acesso seguro
A limpeza e a organização geral do estaleiro de construção são extremamente importantes. Por exemplo, deve-se assegurar que: existem acessos seguros (estradas, passadeiras, escadas, andaimes, etc.) e sem obstruções, para entrada em todos os locais de trabalho e saída dos mesmos; que os materiais são guardados de forma segura; que as aberturas têm vedações ou estão cobertas e corretamente assinaladas; que são tomadas as medidas adequadas para recolher e eliminar os resíduos; que existe iluminação adequada.
Formação e informação
Os trabalhadores têm de compreender os riscos existentes, as consequências dos mesmos e as precauções que têm de tomar para agir de forma segura. A formação deverá incidir sobre situações reais como, por exemplo, problemas que tenham ocorrido, o que correu mal e como evitar que a situação se repita.
É necessário abordar os riscos, as medidas de prevenção, os procedimentos de emergência, a apresentação de relatórios sobre os problemas, o equipamento de proteção pessoal, o equipamento de trabalho, etc.
Devem também planear-se ações de formação de reciclagem e aperfeiçoamento.
A formação deverá ser apoiada por uma boa comunicação. A discussão das questões ligadas à saúde e à segurança, bem como a transmissão de informações, deverão ser parte integrante das reuniões de equipa.
Equipamento de proteção individual (EPI)
O equipamento de proteção individual (EPI) deve ser utilizado nos estaleiros de construção sempre que necessário.
Deverá ser confortável, estar em boas condições e não contribuir para aumentar os outros riscos. É necessário proporcionar formação sobre a sua utilização.
O equipamento de proteção inclui:
· Capacetes de segurança – caso exista o risco de se ser atingido por objetos em queda ou o risco de alguém bater com a cabeça;
· Calçado adequado – com proteção dos dedos e da planta dos pés e com solas antiderrapantes;
· Vestuário de proteção - por exemplo, contra condições climatéricas desfavoráveis ou bem visíveis para que os trabalhadores possam ser vistos mais facilmente, por exemplo, pelos condutores dos veículos.
Lista de controlo: Andaimes e escadas
· Foi selecionado o equipamento mais adequado com vista à segurança incluindo o acesso e evacuação?
· As escadas de mão são usadas apenas quando não se justifica a utilização de outro equipamento, por um curto período de tempo ou de risco mínimo?
· Foi o andaime montado sobre uma superfície firme?
· Estão as guardas de segurança todas bem posicionadas e a uma altura correta?
· Existem tábuas suficientes para montar a plataforma de trabalho?
· Estão as tábuas bem fixas e posicionadas?
· Foram retirados quaisquer cabos de fixação dos andaimes?
· A utilização de uma escada é o método mais seguro e adequado para o trabalho em questão?
· A escada está em boas condições e é adequada para o tipo e altura do trabalho?
· Pode a escada ser colocada de forma a evitar ultrapassar as extremidades da obra?
· Pode a escada ser fixada na extremidade superior e na inferior?
· A superfície de apoio é firme e nivelada?
Se qualquer das respostas for “não”, é necessário tomar medidas de prevenção antes de iniciar o trabalho.
Essas medidas incluem:
· Assegurar que as aberturas como, por exemplo, os buracos no chão, estão vedadas através de barreiras seguras (por exemplo, com guardas de segurança e com pranchas de passagem) ou estão cobertas. Fixar a cobertura em posição ou assinalá-la com um aviso.
· Verificar todos os elementos do andaime relativamente à segurança antes de iniciar o trabalho de montagem do mesmo.
· Inspecionar as escadas antes de subir às mesmas, de forma a assegurar que estão em boas condições e corretamente posicionadas e fixadas.
· Utilizar equipamentos de prevenção de queda quando se está nos andaimes, sobretudo antes de se proceder à colocação das guardas de segurança e das pranchas de passagem, e assegurar que os cabos do arnês estão fixados a uma estrutura firme e que são corretamente utilizados.
· Não atirar equipamentos ou materiais para níveis mais baixos, para o solo ou para as redes de segurança.





