Sesimbra - Portugal Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ter o JavaScript autorizado para o visualizar.

Higiene e segurança no trabalho (1)

Os adequados procedimentos de higiene e segurança no trabalho aumentam a eficácia e eficiência da organização, salvaguardando a integridade física e mental dos colaboradores  e otimizando o tempo de produção.

Locais de trabalho seguros e saudáveis são necessários para uma organização eficaz.

 

Desde a adequada organização e  sinalização do estaleiro  de  obra, equipamentos,  máquinas e armazenamento adequado de materiais e produtos são elementos fundamentais para a prevenção de acidentes de trabalho.

A utilização adequada de materiais e equipamentos, a utilização de equipamentos individuais de proteção são fundamentais.

Principalmente em climas quentes temos tendência a facilitar, já que alguns dos EPI que nos protegem podem tornar-se desconfortáveis e quentes. Não esqueçamos porém que é preferível este desconforto àquele provocado por um acidente incapacitante, por descurarmos as regras de proteção.

A correta sinalização de produtos, materiais, equipamentos e locais é igualmente fundamental na prevenção de acidentes de trabalho a par  de uma  adequada  armazenagem  e catalogação.

Devemos ter sempre presente que uma adequada manutenção é muito importante para a segurança e a saúde no trabalho (SST). Recordemos que:

  • Uma atividade regular de reparação e manutenção é imprescindível para conservar os equipamentos, as máquinas e o ambiente de trabalho seguros e fiáveis, ou seja, ajuda a eliminar os perigos nos locais de trabalho;
  • A falta de manutenção ou uma manutenção deficiente podem dar origem a situações perigosas, a acidentes e a problemas de saúde;
  • A manutenção é uma atividade de alto risco.

Alguns exemplos de eliminação de perigos através da reparação e manutenção:

·         A reparação e manutenção das superfícies de trabalho, dos pisos e das vias de circulação é fundamental para evitar acidentes;

o   Escorregamentos, tropeções, quedas, acidentes com empilhadoras.

·         O facto de os aparelhos de elevação não serem regularmente sujeitos a inspeção e manutenção é uma causa de acidentes muito comum;

o    As correntes de elevação podem ficar sujas/corroídas e falhar, provocando a queda de cargas pesadas.

·         Os acidentes de trabalho relacionados com a eletricidade provocam um número significativo de mortes;

·         As instalações elétricas deficientes (cabos, tomadas, aparelhos) podem causar choques e queimaduras, incêndios e mesmo explosões.

Reparação e manutenção é uma atividade de alto risco:

·         Alguns riscos específicos da atividade de reparação e manutenção:

o    Carácter não rotineiro das tarefas e condições de trabalho anormais (intervenções em espaços confinados);

o   Tarefas e ambientes de trabalho sempre diferentes;

o    Trabalho em estreito contacto com máquinas e em operações ininterruptas;

o   Pressão dos prazos.

·         As atividades de reparação e manutenção ocorrem em todos os sectores e em todos os locais de trabalho – e estão associadas a uma grande variedade de perigos.

Perigos, riscos e consequências para a saúde:

 ·         Perigos físicos:

o   Ruído, vibração;

o   Calor e frio excessivo;

o   Radiação (radiação ultravioleta, raios X, campos eletromagnéticos);

o    Sobrecarga de esforço físico, movimentos difíceis, trabalho em espaços confinados.

Consequências: problemas de audição provocados pelo ruído, lesões músculo-esqueléticas.

·         Perigos químicos:

o   Amianto, fibra de vidro;

o    Vapores, fumos, poeiras (gases do asfalto, efluentes gasosos de motores diesel, sílica cristalina e outros);

o   Solventes.

Consequências: problemas respiratórios, asma profissional, alergias, asbestose (doença provocada pela aspiração do pó de amianto), cancro.

·         Riscos biológicos:

o   Bactérias (legionela, salmonela e outras);

o   Bolor e fungos.

Consequências: problemas respiratórios, asma, alergias, legionelose.

·         Fatores de risco psicossociais:

o   Pressão dos prazos;

o    Trabalho por turnos, ao fim de semana, noturno ou pontual, e horários de trabalho irregulares;

o    Trabalho conjunto com pessoal de um ou mais subcontratantes (problemas de comunicação).

Consequências: stress profissional, fadiga, risco acrescido de acidentes.

·         Risco elevado de todo o tipo de acidentes:

o    Muitos relacionados com as ferramentas de trabalho e a reparação e manutenção de máquinas (esmagamento provocado pela movimentação de máquinas, arranque inesperado e outros);

o   Quedas em altura, acidentes com objetos em queda;

o   Eletrocussão, choques elétricos, queimaduras;

o   Espaços confinados, asfixia;

o   Explosão, incêndio.

 

(cont.)

O que fazemos queremos fazer bem!

Serviços de consultoria desportiva.

 

 

 


Arquitecto com trabalho desenvolvido em projetos de instalações desportivas de grande qualidade. Trabalho rigoroso especializado. Um nosso parceiro privilegiado com um portfolio de referência.

site PS

 

 


International Association for Sports and Leisures Facilities is the leading global non-profit organisation for professionals from the sports, leisure and recreation facilities industry. Somos membros.

site IAKS


Instituto Português do Desporto e Juventude I.P. tem por missão a execução de uma política integrada e descentralizada para as áreas do desporto e da juventude. Organismo central da política desportiva. 

site IPDJ

Fernando Tavares

Consultor desportivo. Master Éxecutif en Managenet des Organisations Sportives - MEMOS - LUNEX Université (Luxemburgo). Mestre em Ensino da Educação Física Ensino Básico e Secundário, UTL-FMH. Frequência do III Curso de Mestrado em Gestão da Formação Desportiva, UTL-FMH. Licenciado em Educação Física pelo Instituto Superior de Educação Física - UTL. Desempenhou vários cargos pedagógicos e de de gestão em escolas onde lecionou. Desde 1988 tem colaborado com diferentes Autarquias. Membro de vários comités organizadores. Formador.

Ver Curriculum vitae completo

Demo Image

Organismos Nacionais

Comité Olímpico de Portugal

Tem por missão desenvolver, promover e proteger o Movimento Olímpico em Portugal.

site COP


Comité Paralímpico de Portugal

Tem por missão de divulgar, desenvolver e defender o Movimento Paralímpico e o desporto em geral.

site CPP

 

Alto rendimento - Atletismo

"Quels facteurs clés de succès pour l'athlétisme de haut niveau au Portugal"

Partindo do quadro teórico da matriz SPLISS- Sports Policy factors Leading to International Sporting Success procuramos identificar quais os fatores de sucesso no alto rendimento do atletismo. Com base em algumas semelhanças com Portugal, escolhemos para análise sobre a gestão do alto rendimento cinco países: Bélgica, Grécia, Países Baixos, República Checa e Suíça. Entrevistamos os responsáveis pelo alto rendimento da Bélgica e da Suíça, e em Portugal o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, oito treinadores de atletas olímpicos e três atletas olímpicas (uma medalhada, uma finalista e uma semifinalista). Por último apresentamos algumas sugestões para melhorar o atletismo de alto rendimento em Portugal.