Níveis de competição e exigências FIBA
Caraterísticas de instalações que permitem competições FIBA
No caso do Basquetebol, a FIBA - International Basketball Federation (adiante designada por FIBA) e assim as Federações de área ou nacionais, no nosso caso a FPB - Federação Portuguesa de Basquetebol (adiante designada FPB), regem-se pelas FIBA official basketball rules (adiante designado por FIBA-IR e FIBA Official Basketball Rules 2010 (adiante designado por FIBA-OBR).
Também esta federação internacional tem os seus institutos acreditados para avaliarem os seus equipamentos aprovados para basquetebol (pavimentos para instalações e equipamentos para basquetebol) quer os equipamentos para o basquetebol 3x3.
A FIBA classifica em três níveis de realização as suas competições:
- High level competitions – Nível 1 para as competições de mais elevado nível. Estão neste caso os torneios olímpicos, campeonatos do mundo masculinos e femininos, campeonatos do mundo de sub-19 e sub-17 e campeonatos de zona masculinos e femininos;
- Medium level competitions – Nível 2 para todas as outras competições promovidas pela FIBA e para as competições de alto nível promovidas pelas federações nacionais;
- Ohter competitions – Nível 3 para todas as outras competições não incluídas nos dois níveis anteriores.
Para as competições de nível 1 (high level competitions) a FIBA exige instalações de grande qualidade, tipo pavilhão multifuncional (vulgo multiusos) aos quais se exige uma capacidade para 10 000 a 15 000 espectadores, para além de uma série de instalações de apoio a participantes e espectadores. Para competições tipo jornada de apuramento para Campeonato do Mundo de Sub-19 Femininos, a FIBA exige instalações com pelo menos 3000 lugares.
Outras orientações para as instalações desportivas
As instalações que vão acolher os jogos de basquetebol devem providenciar um correto equilíbrio entre as exigências internacionais e nacionais para esta competição que naturalmente tem custos económicos mais elevados para instalações destinadas à realização de competições de nível elevado, com um aproveitamento posterior para utilização intensa e diária que rentabilize o investimento efetuado.
Assim importa aferir se as exigências dos órgãos responsáveis pelo evento, implicam o cumprimento “stricto sensu", dos normativos FIBA em vigor, ou se pelo contrário, em alguns itens poderemos ter alguma latitude de escolha.
Para além do que respeita ao número de espectadores, os normativos FIBA indicam para jogos de alto nível competitivo outras exigências e recomendações.
ver o artigo completo.